Captação de Água da Chuva = Economia e Preservação

Todo mundo sabe que água potável é um recurso natural limitado, e a cada dia está mais escasso. Mas, você sabia que existe uma maneira simples de economizar até 50% de toda a água consumida em seu condomínio? Sim, através da Captação da água da chuva.

Inclusive neste momento existe um projeto de lei tramitando no senado,  que obriga a todos os novos condomínios a incluírem um projeto de captação de águas pluviais.

Uma estratégia muito utilizada em países com muita escassez de água,  agora tem chamado atenção de engenheiros e arquitetos em todo o Brasil. É imensurável a economia real em dinheiro ao longo de 20 ou 30 anos, além de colaborar com a preservação do planeta.

Como Captar água da chuva em meu condomínio

Para novas construções, o sistema coletor já está incluído no projeto,  mas caso o seu condomínio ainda não conte com o sistema de captação de água, vai ser preciso instalá-lo primeiro.

Você vai precisar de:

  1. Bacia ou caixa d’água coletora no telhado: esta vai captar a água direto da chuva;
  2. Coletores e calhas: estes servirão para retirar sujeiras maiores, como folhas,  galhos ou a própria sujeira do telhado;
  3. Filtros comuns de areia: este tipo de filtro vai reter grande parte das partículas contaminantes que podem estar presentes na água da chuva;
  4. Filtros desferrizadores: esses filtros são responsáveis por eliminar o manganês e o ferro existentes na água;
  5. Separador de águas: uma bacia ou cisterna que vai ser usada para separar as primeiras águas da chuva, vale a pena lembrar que esta água não pode ser reaproveitada;
  6. Filtro ou unidade de desinfecção: este sistema vai ser o responsável por retirar da água as bactérias, é comum o uso de ozônio e cloro;
  7. Uma cisterna Grande: essa vai ser utilizada para guardar água da chuva que será captada e reaproveitada, importante que a mesma esteja tampada e vedada, para evitar acúmulo de sujeiras,  luz do sol, e a proliferação de mosquitos que podem causar dengue, Zika e Chikungunya;
  8. Sistema para pressurização: são estas bombas que irão enviar a água armazenada para as principais caixas e alimentação;
  9. Caixas de alimentação: também pode ser uma cisterna, só que mais elevada;
  10. Canos de tubulação: a tubulação será para uso exclusivo e independente da água captada.

No mercado existem várias empresas que fazem a montagem e a instalação desse tipo de sistema de captação de água da chuva.  Também existem cisternas apropriadas para cada tipo de  condomínio.

Benefícios da captação de água da chuva para o seu condomínio

São inúmeros os benefícios que a captação da água da chuva vai proporcionar ao seu condomínio, podemos destacar alguns:

Acabar com o problema de abastecimento –  é comum em tempos de racionamento, que a companhia de água crie o rodízios de fornecimento entre os bairros, com isso é comum passar dois ou três dias sem uma gota de água na torneira.

Economia na conta de água –  ao fazer a captação da água da chuva em seu condomínio, logo no primeiro mês, verá uma redução de cerca de 50% na sua conta de água. É mais dinheiro no caixa, que poderá ser utilizado para outras finalidades.

Manter a limpeza do condomínio em dia – com o reaproveitamento da água da chuva, você poderá agendar tranquilamente os dias de limpeza e faxina geral em todo o condomínio, afinal vai ter sempre água  disponível.

Conscientização dos condôminos – a partir do momento em que seu condomínio passar a fazer o reaproveitamento da água,  automaticamente seus condôminos sentirão os benefícios, isso,  vai gerar uma onda de conscientização e uma sensação de que estão colaborando com a preservação do planeta. É comum que surjam novas ideias por parte deles, além de ser uma excelente oportunidade para educar os mais jovens.

Faça história – De cara seus condôminos perceberão os benefícios e as novas melhorias realizadas no condomínio com o dinheiro economizado. Você passará a ser visto como um bom administrador(a),   moderno, inovador, de grandes ideias e será lembrado para sempre como um dos melhores síndicos a história do condomínio.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos Especialistas, e descubra como criar um fundo de obras, para a instalação de um sistema de captação de água da chuva, que vai transformar o seu condomínio.

Aguardamos seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *