Garagem Do Condomínio

Para evitar conflitos com relação ao uso da garagem do condomínio, é fundamental que o síndico exponha para os moradores quais são as leis e as regras. Vamos ver como fazer isso a seguir.

Como colocar regras para o uso de garagem de condomínio?

Segundo o Código Civil, existem muitos artigos que os síndicos podem utilizar para impor regras de boa convivência. Se o síndico não consegue expor de maneira correta essas leis, pode acabar gerando os seguintes conflitos:

1- Morador que utiliza a vaga que não é dele;
2- Espaço utilizado de maneira imprópria;
3- Automovel com tamanho desproporcional.

Para apaziguar esse tipo de situação, é necessário seguir algumas definições entre os moradores, confira a seguir algumas dicas que podem ser extremamente úteis.

⦁ Lidando com vagas diferentes.

Para isso, é fundamental saber que, há vagas privativas e vagas de uso comum dentro do condomínio. As vagas privativas são registradas em Cartório.

Estas por sua vez, podem ser vendidas pelo proprietário da vaga, desde que respeite as regras do Código Civil.

⦁ Utilização da garagem.

As normas de uso da garagem devem ser lidas claramente em convenções nos condomínios, para que os moradores tenham ciência dessas normas.

Caso haja necessidade, para uso da vaga em área comum, pode-se realizar sorteios, que é uma forma bem prática de manter a organização da garagem.

⦁ Evitando confusões com as “vagas presas”

Nos condomínios antigos, existe esse problema. Mas que pode ser solucionado com medidas simples, veja:

1- Mantenha o veículo solto, para que possa ser empurrado;
2- Tenha sempre uma chave reserva;
3- Caso seja possível, contrate um manobrista para o condomínio.

Medidas de convivência devem ser implementadas pelo síndico, e necessitam de embasamento da lei, para evitar possíveis processos.

Como lidar com veículo parado fora da vaga?

Estacionar o carro no espaço do outro é o problema mais comum em condomínios.

Todo morador sabe que, para utilizar cada canto do condomínio, é necessário respeitar as leis da convenção. Caso algum morador queira burlar essas regras, cabe ao síndico punir o morador conforme está na Convenção.

Moto e bicicleta.

Moto e bicicleta podem atrapalhar a estética da garagem, mas se a garagem não comportar tantos veículos, há a possibilidade de criar um espaço somente para elas.

Atualmente, nos prédios encontramos muitos espaços para motos e bicicletas, já que algumas pessoas as utilizam para trabalhar e se locomover.

Conheça mais a respeito de garagem de condomínio! Entre em contato!

Se você é síndico de condomínio e já não sabe mais o que fazer para resolver conflitos envolvendo a garagem, não deixe de entrar em contato conosco.

No site temos muitas informações úteis para melhorar a gestão do condomínio e atuar no combate a inadimplência, que abrange muitos condomínios em todo o país.

Fazer uma boa gestão, demanda tempo e diálogo com os moradores. Mas, se você síndico não tiver um apoio sólido, as relações podem acabar perdendo o controle.

Combater conflitos é uma tarefa árdua e diária, e cabe ao síndico sempre lembrar das normas do condomínio para que os moradores possam respeitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *