fbpx

Acúmulo de lixo no condomínio durante quarentena

Com o aumento de pessoas em nos condomínios, aumentaram também as preocupações dos síndicos, e uma delas é produção muito maior de lixo doméstico.

 Nos últimos meses, devido ao isolamento social, muitas atividades foram suspensas, o transporte público diminuiu ou está proibido em muitas cidades, as escolas foram fechadas e grande parte das pessoas estão fazendo home office.

O lixo antes produzido no trabalho, nas escolas, entre outros lugares, passou a ser produzido no condomínio.

Esse aumento tem preocupado alguns gestores, pois o acúmulo de lixo pode desencadear outros problemas caso não tenha os cuidados certos.

Por isso separamos aqui algumas dicas:

Coleta seletiva

É importante separar os resíduos orgânicos do lixo seco, isso facilita na hora do descarte. Enquanto os resíduos orgânicos demandam pressa para serem descartados, o lixo seco pode ser armazenado por mais tempo. Devido ao grande volume de lixo, é importante ter essa logística.

Descarte

O acúmulo de lixos pode trazer visitas indesejadas ao condomínio, como ratos, moscas, baratas entre outros. Portanto, não descarte o lixo fora do lugar certo para isso.

Oriente os moradores sobre a importância de usar sacos próprios para lixo, evitando as sacolas de supermercados entre outras. Os sacos próprios para lixo são mais resistentes e não deixam os resíduos expostos, sendo mais seguros de manusear.

Funcionários

É de suma importância que os cuidados com os funcionários da limpeza sejam redobrados nesse momento. Equipamentos de proteção como luvas, máscaras (de preferência as de acrílico que cobrem o rosto inteiro), além do álcool em gel que deve estar disponível a todos os funcionários do condomínio, bem como aos moradores nas áreas comuns.

Casos confirmados ou suspeitos

Caso existam condôminos confirmados com o covid19, oriente o a separar o lixo, principalmente os de uso de higiene, como lenços, guardanapos e papel higiênico, em um saco diferente do restante.

Para evitar que o condômino tenha que circular pelo condomínio até o local de descarte, coloque um funcionário, devidamente equipado, para fazer esse serviço de coleta para o morador.

Oriente todos os moradores sobre a importância do descarte correto e também sobre o consumo consciente para diminuição do lixo, ajudando o condomínio e o meio ambiente também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *