fbpx

Caixa d’Água do condomínio – A importância da limpeza e manutenção

A limpeza da caixa d’água é uma das manutenções mais importantes de um condomínio. A água quando não tratada corretamente pode contaminar quem a utiliza. E quando falamos de um condomínio, são dezenas de pessoa que correm esse risco, visto que a caixa d´água é compartilhada entre todas as unidades.

De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a limpeza deve ser feita semestralmente, ou sempre que houver reparos na rede de água do condomínio.

Apesar de não ser um procedimento complicado, pode ser um pouco demorado e incomodo para os moradores, devido a necessidade de reduzir ou interromper o fornecimento de água durante o processo.

Por isso é importante que a manutenção seja programada com alguns dias de antecedência, para que os moradores não sejam pegos desprevenidos com a falta de água.

Dito isto, como fazer a limpeza da caixa d´água?

Como dito acima, o processo de limpeza não é muito complicado, mas exige experiência e muitos cuidados.

Primeiramente, os reservatórios/caixa d’água de um condomínio, costumam ser muito grandes, sendo necessários equipamentos de segurança adequados para o serviço. E a limpeza, exige produtos químicos que devem ser usados na medida correta, para que a água não sofra nenhuma alteração, causando intoxicação aos moradores.

Por esses motivos, é indicado que o síndico não tente fazer o serviço sozinho, nem mesmo demande a tarefa para outro colaborador do condomínio. Uma vez que esse serviço seja feito por conta própria, o condomínio/síndico pode responder judicialmente caso algum morador venha a passar mal por conta da qualidade da água.

Contratando uma empresa para higienização.

Ao contratar uma empresa para fazer a manutenção, é importante verificar se ela segue as normas de segurança, e se está cadastrada e habilitada pelos órgãos responsáveis do seu estado / município, a fazer esse serviço.

Empresas cadastradas podem emitir certificado de limpeza, garantindo maior segurança sobre o serviço prestado.

É importante também que o síndico ou outro representante do condomínio, acompanhe todo o processo, fiscalizando se tudo está sendo feito de acordo com o combinado entre as duas partes, e também para se certificar de que os equipamentos de segurança estão sendo usados, evitando qualquer problema para o condomínio.

Após a limpeza, é necessário verificar se a caixa d´água foi vedada corretamente, de modo que fique segura contra insetos e mosquitos que transmitem doenças, como o mosquito da dengue.

Manter a caixa d´água limpa, evita muitos problemas de saúde, por isso é dever do síndico estar atento a isso, zelando belo bem estar dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *