fbpx

Convivência no condomínio em tempos de quarentena

Viver em condomínio é, antes de mais nada, pensar no coletivo. Ter bom senso sobre as ações feitas, mesmo que dentro da área privativa, é essencial para uma boa convivência.

Em tempos normais, muitas pessoas passam pouco tempo dentro de seus apartamentos, com rotinas corridas, muitos deles nem sabe de fato como é a convivência com os demais condôminos.

Porém, há pelo menos um mês o país vem enfrentando um período difícil, onde o isolamento social é fortemente recomendado, levando ao aumento de tempo que as pessoas tem passado em seus apartamentos.

Por esse motivo a convivência pode ficar um pouco complicada, é preciso ter cuidado e acima de tudo, paciência e compreensão para lidar com as situações.

Por isso, separamos algumas dicas para uma boa convivência para quem mora em apartamento.

Animais de estimação

Quem tem cachorro em casa sabe que eles costumam ser agitados, gostam de brincar, latem e fazem bagunça. Para esse tipo de situação, os donos costumam passear com seus cães para que gastem energia. Mas como fazer isso em quarentena?

Por mais que os animais não peguem ou transmitam o vírus, não é indicado passear com os pets. O mais indicado é que ele tenha brinquedos que possam distraí-los, evitando que o animal fique irritado, atrapalhando os demais condôminos.

Caso seja realmente necessário, em casos por exemplo em que o animal só faz suas necessidades fora de casa, é importante que saia apenas o tempo necessário, sem ter muito contato com objetos ou outras pessoas, escolha lugares bem abertos. Ao voltar para casa, higienize bem as mãos e use lenços umedecidos em seu pet.

Crianças

Crianças também não tem compreensão do que está acontecendo mundo a fora e porque precisam ficar em casa. Crianças fazem bagunça, falam alto, correm pela casa, é muito normal.

É importante criar rotinas diferenciadas, com atividades que prendam a atenção da criança, jogos de tabuleiro, pinturas, jogos eletrônicos, leitura, são muitas as opções para manter uma rotina tranquila e estimular o aprendizado.

Basta um pouco de criatividade e a rotina com as crianças dentro de casa pode ser muito proveitosas sem incomodar os demais moradores.

Áreas comuns

Mesmo em quarentena ainda existe o fluxo de pessoas dentro do condomínio, todos nós temos necessidades básicas, e precisamos vez ou outra ir ao mercado, farmácia, entre outros. Mesmo que seja possível fazer os pedidos via aplicativo, ainda será necessário se deslocar até a portaria para retirá-los.

Caso você não tenha problemas de locomoção, opte pelas escadas, deixe o elevador a pessoas idosas, com dificuldades de locomoção, ou que moram em andares muito alto. As escadas costumam ser mais vazias, e servem de certa forma, como um pequeno exercício físico para essa quarentena. Apenas tome cuidado com as mãos, evite tocar no corrimão, e higienize-as sempre que voltar para casa.

São cuidados simples, mas que podem fazer diferença. Todos devem fazer sua parte para um dia a dia melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *