fbpx

Como estão os itens de segurança do seu condomínio? – Aumento de incêndios na quarentena e checklist de segurança

Durante a quarentena, de acordo com o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, o número de ocorrências teve um aumento de quase 60% com relação a mesma época do ano passado.

E isso se deve em grande parte por acidentes com álcool em gel, e super aquecimento de aparelhos eletrônicos e tomadas.

Mas as ocorrências de incêndio, não é uma exclusividade da quarentena, de acordo com um monitoramento de ocorrências de incêndio de 2019, houve pelo menos 866 incêndios estruturais no Brasil. Ou seja, incêndios que poderiam ser evitados com a manutenção e instalação correta de itens de segurança.

Com a grande quantidade de condomínios residenciais que existem no Brasil, a fiscalização acaba sendo bem precária. Apesar de ser obrigatório para novos condomínios a certificação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), não existe um controle de que o mesmo será renovado, mantendo a qualidade de segurança do condomínio.

Dessa forma, cabe aos síndicos buscar as medidas necessárias para manter o condomínio certificado e seguro. E cabe aos moradores fiscalizarem para ter certeza que tudo esteja em dia.

Por isso separamos aqui uma lista de itens necessários para adquirir ou renovar as certificações do corpo de bombeiros (AVCB).

Extintores, mangueiras e hidrantes

Os extintores devem estar dentro do prazo de validade e possuir selo de qualidade do Inmetro.

 As mangueiras não devem ter menos que 15m e devem permanecer enroladas de forma correta, além de estarem secas ao serem enroladas, pois a água acumulada pode apodrecer o tecido da mangueira com o tempo.

Os hidrantes precisam ser checados com frequência, pois muitas vezes são alvos de vandalismos e furtos. Os hidrantes precisam ter mangueira, adaptador, chave e esguicho.

Porta corta-fogo

Um dos itens mais importantes contra incêndios, é a porta corta-fogo.  Por esse motivo ela deve ser mantida sempre desobstruída, sem objetos por perto que dificulte a passagem (plantas, móveis, e itens dos moradores), e principalmente, em hipótese alguma ela deve ser trancada.

Outro item que deve ser verificado são as molas, que fazem com que a porta se feche sozinha e de forma completa.

Escadas, Rota de fuga e sinalização

Em casos de incêndio, as escadas são usadas como a opção mais segura de rota de fuga, por isso é essencial ter alguns cuidados.

Mantenha a passagem livre;

Faça inspeções periódicas para verificar se as luzes de emergência estão funcionando;

Verifique se o corrimão está bem preso a parede, se não é muito alto ou baixo. Verifique também sinais de oxidação ou pontas;

Em todos os lances de escadas devem estar sinalizados com placas fotoluminescentes (que brilham no escuro), e devem conter as seguintes informações:  setas indicando a direção correta, o andar do prédio, e onde estão os itens de segurança (hidrante, extintor etc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *