fbpx

Idosos no condomínio – Cuidados na pandemia

Segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa do país cresceu 26% nos últimos 6 anos. Para se ter uma ideia, cerca de 13% da população, 28 milhões de pessoas, do país tem mais de 60 anos.

No momento atual de pandemia, esses dados tomam uma relevância ainda maior. Os idosos são naturalmente mais vulneráveis, e necessitam de cuidados redobrados.

Além de ser o principal grupo de riscos, muitos idosos moram sozinhos, e o isolamento social pode ser mais severo para eles.

Por isso separamos aqui algumas dicas que você pode adotar no seu condomínio, veja:

Ofereça ajuda

Tem vizinhos idosos? Sempre que for ao supermercado ou farmácia, pergunte a eles do que precisam. Assim você ajuda a evitar que essas pessoas saiam de casa, se expondo a um risco maior

Não conhece ninguém mas quer ajudar? Fale com o síndico, peça para que faça uma relação de pessoas que querem ajudar e pessoas que precisam de ajuda.

Saúde

Existem hoje campanhas de vacinação a domicílio para idosos. O síndico que estiver interessado, pode fazer um balanço de quantos idosos residem no condomínio, e entrar em contato com a prefeitura local, para verificar se o serviço é oferecido.

Isso evitaria que esse grupo mais vulnerável tenha que se locomover até uma unidade de saúde, ficando expostos ao contágio.

Segurança

Muitos dos acidentes sofridos por pessoas da 3° idade, estão relacionados a quedas no ambiente domiciliar, e o isolamento social pode ser um agravante para o socorro mais rápido.

É importante que o condomínio se adapte às necessidades dessa parcela de condôminos. Existem hoje opções acessíveis, como por exemplo, sensor de queda e botão de emergência, que avisa quando a pessoa precisa de ajuda

Rotina

Ficar confinado em casa pode ser tedioso para todos nós, mesmo com nossos celulares, computares, tablets, videogames, entre outros.  Imagine agora as pessoas que não tem grande familiaridade com esses aparatos tecnológicos, é o caso de grande parte dos idosos.

É interessante que os síndicos e gestores do condomínio tenham um pouco mais de sensibilidade com essa questão, uma dica é fazer ações no condomínio através de comunicados nas áreas comuns, sobre arrecadação de livros, revistas, jogos de tabuleiro, instrumentos musicais, filmes entre outros. Esses itens podem ser doados ou emprestados aos moradores do grupo da 3° idade.

Fazer uma cartilha com dicas de como otimizar o dia a dia com exercícios e atividades, junto com uma lista das pessoas que se dispuseram a ajudar, para que o idoso possa interfonar quando precise de ajuda.

É importante criar um senso colaborativo de todos os moradores, colaboradores do condomínio e familiares para que todos estejam atentos e facilitem a vida dessas pessoas.

One thought on “Idosos no condomínio – Cuidados na pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *