fbpx

Semana do meio ambiente – Como economizar no condomínio e ajudar o meio ambiente?

Adotar práticas sustentáveis não é apenas benéfico para o meio ambiente. Quando bem implementada no condomínio, melhora a qualidade de vida dos moradores e ajuda na gestão do síndico.

Os benefícios são reais, e podemos notar pela crescente de empresas especializadas em práticas e produtos sustentáveis voltados para condomínios.

Neste momento delicado que estamos vivendo, economia virou a palavra de ordem, e adotar algumas dessas medidas pode ajudar a equilibrar os gastos mensais, veja:

Primeiramente vamos começas com a regrinha básica dos 3 R’s

  • Reduzir – Adquirir bens e serviços de acordo com nossas necessidades, evitando consumo exagerado e desperdícios.
  • Reutilizar – “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
  • Reciclar – Muitos condomínios já adotam esse tipo de prática. Além de positivo do ponto de vista ambiental, muitos recicláveis podem ser vendidos, gerando renda extra ao condomínio.

Essa famosa frase demonstra bem o quanto a natureza se transforma e se recicla.

O mesmo pode valer para o que consumimos e descartamos diariamente.
Muitas coisas que vão para o lixo podem ser reaproveitadas, doadas e reutilizadas de outras formas.

A partir disso, outras práticas podem ser adotadas, como por exemplo:

Economia de água– Crie campanhas de conscientização do uso racional de água, programe inspeções hidráulicas periódicas, opte por hidrômetros individuais, reaproveite a água da chuva.

Energia elétrica – Utilize lâmpadas de LED, durante o dia opte pela iluminação natural, aproveite o isolamento social pra desligar equipamentos desnecessários como por exemplo, aquecedores de piscinas, luzes de salão de jogos, festas e outras áreas não utilizadas.
Um investimento a longo prazo em painéis solares, é um ótimo investimento a ser pensado também.

A parte mais importante para reduzir gastos, começa com a conscientização. Dessa forma, o síndico deve fazer um constante trabalho de reeducação com os condôminos, lembrando-os da importância e os benefícios que o uso consciente de recursos traz para todos do condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *