A PONTUAL COBRANÇAS

Troca de Titularidade e Alteração de Endereço

Quais documentos necessários para fazer alteração de titularidade?

A alteração de titularidade pode ser feito pelo nosso próprio site, basta você acessar o menu, clique no menu na opção “FAQ” e logo em seguida clique em “alteração de endereço”, é super fácil! Caso queira outra opção você pode clicar aqui ou enviar um email para administrativo@pontualcobranca.com.br.

Qual procedimento para fazer alteração de endereço?

A alteração de endereço pode ser feito pelo nosso próprio site, basta você acessar o menu, clique no menu na opção “FAQ” e logo em seguida clique em “alteração de endereço”, é super fácil! Caso queira outra opção você pode clicar aqui ou enviar um email para administrativo@pontualcobranca.com.br.

Sou proprietário e gostaria de alterar o boleto para o nome de meu inquilino, como devo proceder?

Esta solicitação deverá ser feita via e-mail e apenas pelo proprietário, lembrando que fica sob responsabilidade do mesmo entrar em contato com a Pontual Cobranças caso queira que o boleto retorne ao seu nome.

Certidão Negativa de Débitos

Como faço para retirar uma CND?

Primeiramente é necessário não ter débitos condominiais em aberto. Posteriormente a solicitação pode ser feita pelo site www.pontualcobranca.com.br, no ícone “Solicitação de Serviços/Certidão Negativa de Débitos”; por e-mail para o nosso Setor de Assessoria; ou diretamente no escritório da Pontual.

Para registro de imóvel, o cartório exige o documento original?

Na maioria das vezes, sim. Este deve ser retirado no escritório da Pontual.

Quero uma CND, mas o apto esta com a referência do mês em atraso. Pagando o boleto no banco, posso retirar a declaração no mesmo dia?

Quando o pagamento é feito em agências bancárias temos que aguardar a compensação do pagamento do banco, e isso acontece no dia útil posterior ao dia de pagamento. Caso o pagamento seja efetuado no nosso escritório em dinheiro, este documento poderá ser retirado na hora. Caso o pagamento seja efetuado com cheque, mesmo que em nosso escritório, a CND só será disponibilizada após a compensação do cheque.

A Pontual

O que é a Pontual Cobranças?

A quase 20 anos no mercado a Pontual Cobranças é uma empresa especializada no ramo de cobrança garantida e extrajudicial. Uma empresa sólida e com muita tecnologia. A empresa Pontual Cobranças atua na recuperação do crédito, no segmento de condomínios, por meio de serviços de cobrança garantida, ou seja, garantimos a receita do condomínio pela antecipação de contas pagas ou não pelos condôminos.

O que pode acontecer se eu deixar de pagar meu condomínio por muito tempo?

Após 30 dias de inadimplência o proprietário do imóvel está sujeito a penalidade da convenção de seu condomínio. Depois de um certo tempo caso não haja um acerto das cotas por parte do respectivo condomínio o mesmo é acionado judicialmente, ocasionando um aumento no valor total devido, por motivo das custas processuais, e honorários advocatícios. Em último caso o imóvel poderá ser penhorado, podendo ir a leilão e ocasionalmente ocorrer até a perda deste imóvel.

Se a Pontual não é a administradora, qual é o serviço de vocês?

A Pontual é uma empresa exclusiva de cobranças (condomínios, marinas e afins), onde temos duas modalidades: cobrança garantida e cobrança extra. A Pontual faz a emissão dos boletos e a cobrança dos inadimplentes. Ou seja, somos parceiros das administradoras/síndicos para a melhor gestão do condomínio.

O que é cobrança garantida?

O serviço de cobrança garantida surgiu para facilitar a vida do síndico de seu condomínio e sanar os obstáculos da administração. Optando por esse serviço a Pontual Cobranças antecipa a cota total do seu condomínio todo mês, mesmo que condôminos inadimplentes não façam o pagamento, assim gerando uma maior comodidade, conforto e segurança no gerenciamento de suas contas do seu condomínio.

Outras dúvidas

Sou inquilino e gostaria de saber quais rateios é de minha responsabilidade? E quais são de responsabilidade do proprietário?

Normalmente o inquilino fica resposavel por fazer o pagamento de alguel, IPTU, as tarifas cobradas pelos serviços de utilidade pública (como energia e gás), a manutenção e conservação do imóvel e também as despesas do condomínio e seguro contra incêndio, caso viva em apartamento. O proprietário do apartamento, fica responsável pelos rateios e investimentos de capital no imóvel.

Condômino inadimplente pode ser eleito síndico do edifício?

Não, o não pagamento das cotas condominais incompatibiliza o candidato, pois cabe ao síndico dar o exemplo. A suspensão da elegibilidade é uma maneira de incentivar o cumprimento das suas respectivas obrigações no condomínio. Não faria sentido que o condômino inadimplente fosse eleito síndico, pois tal procedimento poderia inviabilizar até uma possível ação de cobrança contra ele.

Qual o prazo de antecedência de convocação de uma assembléia?

O prazo que antecede uma convocação é definido no texto da Convenção. Caso o documento seja omisso, a regra que define este prazo está ligada ao bom senso, sendo usual expedir uma convocação com, pelo menos, cinco dias de antecedência. A legislação não dispõe de nenhuma regra específica para o tema.

O condômino inadimplente tem direito a voto?

Normalmente as convenções de condomínio proíbem que condômino inadimplente vote em assembléias gerais, com objetivo de fazer que o morador do condomínio esteja em dia com o condomínio.

Pode o síndico fixar o valor da taxa condominial sem o consentimento da Assembléia Geral?

Não, o síndico só pode fixar o valor da cota condominial se a convenção do seu condomínio der esse poder ao mesmo, ou caso for decidido em assembléia geral, ele poderá exercer tal direito, desde que obedeça aos critérios exigidos por lei.

O que fazer quando o condomínio não possui sua Convenção?

A maioria dos empreendimentos possui Convenção. O que pode acontecer é que alguns deles desconhecem que os documentos ficam em cartório, bastando solicitar cópia da Convenção. Porém, quando realmente não existir Convenção do Condomínio, caberá então aos condôminos elaborá-la conforme exigência legal. Na ausência deste Instrumento, vale o que determina a lei.

O que é fração ideal?

A fração ideal é representada como uma quota percentual que se atribui a cada unidade de um condomínio. Resumindo melhor, a fração ideal é o quanto cada apartamento equivale do todo do empreendimento imobiliario, ou seja, qual parte caberá a cada morador do lote, da piscina, churrasqueira, salão de festas, corredores, enfim, tudo o que for construído e estiver dentro do terreno em que for feito o registro da incorporação do empreendimento. Quanto maior for o seu apartamento, maior será sua fração ideal.